Varizes e vasinhos saltam aos olhos no Verão, mas existem muitos atrativos para tratá-los no Inverno. Confira as razões!
Inverno é a época em que muitas mulheres tiram férias de algumas práticas de beleza. Varizes e vasinhos, por exemplo, se escondem embaixo das roupas e é muito comum deixarem o tratamento para depois. Afinal, a sobrecarga do dia a dia, faz postergarem aquilo que não é urgente. Não é mesmo?
Vamos falar a verdade. “O que os olhos não vêem, o coração não sente”, diz o ditado. Será que vale a pena então tratar os vasos indesejados no inverno?
Sim, vale. Vale muito a pena! No verão você sentirá a necessidade de usar shorts, saias ou vestidos mais curtos. Aí sim é quando o caos aparecerá: arrependimento – por que esperei tanto? vergonha ou frustração. Vamos correr para reverter o problema com urgência?
Não. Eis a segunda razão. Já ouviu falar que o corpo do verão você conquista no inverno? A lógica aqui é a mesma. A grande maioria dos casos precisam de várias etapas para encerrar o tratamento e no inverno você terá três meses, incluindo as férias de julho para grande parte da população. Há no imaginário a ideia de que uma sessão de aplicação resolve. Não é verdade. Se você tiver veias mais grossas escondidas, nutrindo estes pequenos vasos aparentes, isso implicará em mais idas ao consultório.
Por isso, o ideal é começar do início e ter paciência. Na avaliação o Dr. vai definir qual, ou quais, são os métodos que irão eliminar as suas varizes ou vasinhos. Em seguida, você agendará o dia para realizar a primeira etapa. Se for cirurgia, tanto a laser quando a Safenectomia, o prazo de espera costuma ser maior – especialmente quando há a necessidade de liberação do convênio. Se for laser transdérmico, espuma ou aplicação, a burocracia é menor, mas em todos os casos há um fator que pode prejudicar o seu tratamento no verão. Todos eles exigem restrição ao sol de até DOIS meses, dependendo do método adotado.
O clima mais fresco também é, em terceiro lugar, um fator positivo para quem precisa usar as famosas meias elásticas. Elas favorecem, em muito, o resultado de alguns tratamentos. Há marcas que oferecem conforto extra, seja por ser mais fina ou por serem feitas com tecido com toque mais agradável à pele. Mas em todo caso, usá-las no verão continua sendo, para muitos, um martírio.
A pele bronzeada, por fim, é uma questão importante que prejudica o tratamento no calor. Ela dificulta a aplicação (secagem de vasinhos) por não deixar tão evidente os vasos menores. Já percebeu que quando você toma sol alguns vasos somem? O bronzeado impede também o uso do laser transdérmico. Neste último caso é necessário esperar o tom de pele ficar mais claro para realizar a sessão.
Vimos portanto que diversos fatores favorecem o tratamento de varizes e vasinhos no inverno. O resultado não é imediato, o sol é sim um problema e o calor incomoda. Então, por que postergar para deixar suas pernas prontas para o verão?
Dr. Ronaldo Daudt. CRM-PR 29985, Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. Member of Society of Vascular Surgery. Mais de 15 anos de experiência de especialidade.