Telemedicina ou Medicina a Distância é a comunicação que une a Modernidade, Tecnologia e a Medicina para auxiliar profissionais da saúde e  ajudar pacientes em diferentes formas.

 

Quando surgiu a  Telemedicina?

 

Talvez você pense que a telemedicina esteja ligada a uma consulta realizada a distância, mas esta é somente mais uma forma de telemedicina e a última a ser implantada no Brasil. Durante a pandemia de Covid-19, o CFM (Conselho Federal de Medicina), em caráter excepcional e somente durante a pandemia autorizou esta ferramenta da teleconsulta. Porém a telemedicina já é utilizada desde meados de 1960-70, com surgimento dos computadores e formação de redes interligas. Ou seja,  a telemedicina está intimamente ligada a tecnologia e vem avançando a passos largos desde então.


Harvard – História da TeleMedicnia

Em 1967, o Hospital Geral de Massachusetts foi ligado ao aeroporto da cidade de Boston, com o objetivo de atender qualquer emergência que ocorresse no aeroporto a partir do Hospital. Por outro lado, o Hospital receberia informações básicas de um indivíduo que tivesse um problema grave no aeroporto e precisasse ser levado de ambulância. Esse é um marco importante na história da Telemedicina. A partir desse fato, ocorreram outras experiências isoladas.


Tipos de Telemedicnia

 

Você, provavelmente, já foi auxiliado por alguma das formas de telemedicina. Uma simples troca de mensagem pelo whatsapp, é comsiderada com teleorientação.

 

  • TeleOrientação: como o próprio nome diz, são orientações que seu médico direciona para você a respeito de saúde através de mensagens de SMS, WhatsApp, e-mail ou por telefone.

 

  • TeleDiagnóstico: amplamente utilizada por radiologistas, examesde raio X, mamografias, tomografias e outros, são avaliadas e laudadas a distância com acurácia.

 

  • TeleInterconsulta (conferência): Troca de informações por médicos, muitas vezes estando em diferentes países, que auxiliam no diagnóstico tratamento e até no mesmo momento da cirurgia.

 

  • TeleConsulta: autorizada em caráter excepcional durante a pandemia de Covid-19. Sendo muito utilizada em quase todas as especialidades. Muito útil para quem não tem um médico acessível, grupos de risco ou até para evitar saídas que aumentem a propagação do vírus.

 


Curiosidade: TeleCirurgia – Robótica

A primeira Telecirurgia Robótica foi realizada em 1985, o robô PUMA 560 foi utilizado para guiar durante um biópsia cerebral.  Hoje, a robótica, evoluiu consideralmente e ampliou para muitas especialidades.


Como Funciona e Interconsulta?

 

Consulta médica em que o paciente encontra-se distante fisicamente do profissional de saúde. Apesar das vantagens, essa modalidade ainda não tem uma regulamentação específica no Brasil e é permitida apenas para discussão de casos clínicos entre profissionais da saúde.

Durante a pandemia mundial de Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção, permitindo este tipo de atendimento. Neste cenário mundial, a teleconsulta não só é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles em grupo de risco, protegidos em casa, como ajuda a desafogar o sistema de saúde. A consulta online também amplia a oferta de especialistas a comunidades em áreas remotas que têm carência destes profissionais.

A teleconsulta médica é realizada por meio de tecnologias seguras de comunicação online (plataformas que o médico utiliza), como videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones.

As consultas à distância podem ser iniciais (primeiro atendimento), de acompanhamento, urgência ou de supervisão (com a troca de experiências entre profissionais), e precisam ser acompanhadas de um termo de consentimento e realização de um prontuário médico.

Para uma Teleconsulta adequada, são importantes: uma boa conexão de internet, ambiente calmo e silencioso, além de uma boa iluminação. Como toda consulta médica, seja presencial ou a distância, o sigilo médico permanece.

 

 

Dr. Ronaldo Daudt. CRM-PR 29985, Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. Member of Society of Vascular Surgery. Mais de 15 anos de experiência de especialidade.