Técnica que Revolucionou o Tratamento das Safenas
A Cirurgia de Varizes a Laser revolucionou o tratamento das safenas. Nos Estados Unidos, o Laser para as Safenas já é a mais utilizada. Dados de 2008 mostraram que 68% das cirurgias foram por laser, seguido de 26% por radiofrequência e apenas 5% por cirurgia convencional. A justificativa para esta realidade, reflete em um pós operatório mais agradável com menos hematomas, dor e edema, mas mantendo resultados iguais ou superiores a longo prazo.
Novas tecnologias vem, constantemente, surgindo para aprimorar a técnica. No Brasil o Laser diodo 1470nm já é utilizado desde 2010, e o Dr. Ronaldo Daudt já utiliza desde então, sendo pioneiro neste tipo de cirurgia de varizes a laser. Este Laser é capaz de atingir as varizes com maior efeito e com menos calor emitido que o anterior de 980 nm, reduzindo as taxas de complicações a números muito pequenos. Uma outra evolução também aconteceu nas fibras ópticas que são introduzidas nas varizes. A fibra radial, disponível no mercado nacional também desde 2010, tem tecnologia superior, capaz de emitir o laser circunferencialmente, aumentando a ação.
Indicação
- Varizes: ou varicosas, são veias subcutâneas, dilatadas, tortuosas, com o diâmetro igual ou maior que 3 mm. Pode envolver tributárias de safenas ou veias superficiais da perna não correlacionadas às safenas. Geralmente apresentam refluxo.
- Insuficiência de safenas: A cirurgia de varizes a Laser é indicado nas insuficiências segmentares ou totais das safenas magna ou parva. Diz-se insuficiente quando a safena não consegue mais retornar o fluxo sanguíneo em direção ao coração. A causa é o refluxo produzido por incompetência das válvulas (pequenas estruturas que selam o refluxo). Como consequência a safena se dilata por aumento da pressão venosa causado pelo refluxo.
Avaliação com Doppler Colorido
A avaliação criteriosa antes da Cirurgia de varizes a laser é fundamental. A utilização do Ultrassom Doppler Colorido investiga todo sistema venoso superficial, profundo e de perfurantes a procura de problemas antigos e pontos de refluxo. O mapeamento um dia antes da cirurgia melhora os resultados, onde é demarcado na própria pele da cliente o local exato, diâmetro, extensão e o local de entrada da fibra. No retorno o Ultrassom Doppler também é importante para avaliar a oclusão da veia safena, hematomas e avaliação da veia femoral.
Anestesia
Pode ser local com bloqueio regional, ou a anestesia raquidiana.
Técnica
Uma fibra óptica é introduzida através da pele para dentro da veia até atingir toda extensão da veia varicosa, sempre com ajuda do Ultrassom. Em seguida, a sala de cirurgia é escurecida para melhor visibilização da fibra, que tem sua extremidade iluminada. É realizada então a regulagem da potência do aparelho para a liberação do laser que provocará o fechamento da veia e a correção da variz. Durante todo o procedimento é obrigatória a utilização de um ultrassom como guia para o médico ter certeza da posição da fibra e acompanhar a ação do laser.
Após o procedimento, que é muito pouco doloroso, muitas vezes indolor, fica-se em breve repouso e está liberada para casa usando meia elástica, que poderá ser mantido por até 30 dias. O repouso pode variar entre 1 a 5 dias. Produz menos hematomas, dor e edema no pós operatório quando comparado a cirurgia convencional.Entendeu porque a Cirurgia de Varizes a Laser revolucionou o tratamento das safenas ? Assista o vídeo e tire suas dúvidas, entre em contato.
No comment yet, add your voice below!