A dor Ciática é muito conhecida. Uma das causas de dor ciática pode ser as Varizes Ciáticas.
As Varizes Ciáticas ganharam importância na medicina, mais especificamente na especialidade Cirurgia Vascular, há poucos anos. Até então, a literatura continha alguns relatos, mas eram poucos os médicos que conheciam o assunto. Lembro-me bem, ainda como residente do Hospital do Servidor Público Estadual de SP no ano 2000, uma senhora com varizes nas pernas e relatando uma dor típica ciática que melhorava com castanha da índia (medicamento usado para melhorar a circulação venosa). Confesso que me pareceu estranho e sem sentido, mas um de meus professores me alertou para a possibilidade de diagnóstico de Varizes Ciáticas. Desde então, passei a considerar tal possibilidade sempre que identificava sintomas semelhantes. Havia ainda a frustração médica por não conseguir ajudar muito o paciente, pois eu tinha nas mãos apenas orientações de medidas como perda de peso, prática de exercícios físicos ou uso de meias elásticas.
Nesta época o diagnóstico era difícil. O ultrassom com doppler colorido estava ainda ganhando força e o tratamento específico ainda estava prestes a aparecer. Felizmente, o quandro desta doença mudou com o avanço do conhecimento no diagnóstico e no tratamento e muitas pessoas passaram a sentir alívio.
Varizes Ciáticas
Varizes do nervo ciático se caracteriza por varizes dentro da bainha do nervo ciático. Podem progredir para parte externa deste nervo e até chegar a superficializar na perna.
Tratamento
O tratamento mais efetivo somente foi conseguido com o aparecimento da Microespuma Densa. Até então, as medidas usuais com meia elástica, flebotônicos e exercícios eram empregadas para certo alívio.
A Microespuma Densa (espuminha), é uma mistura de polidocanol com ar ambiente, que agitado produzem a espuma (semelhante à espuma de barbear). Este composto reage com a veia produzindo uma flebite química que levará à oclusão da veia resolução do refluxo.
Vale lembrar que como as varizes ciáticas estão na bainha do nervo, outro método seria muito invasivo e possivelmente danoso. Mesmo utilizando este método, deve-se ter o cuidado de injetar fora da bainha e a espuma percorrerá naturalmente pelas varizes.