(Conhecido também como doppler colorido ou Duplex Scan colorido)
Semelhante ao ultrassom convencional, isto é, capaz de avaliar as estruturas internas do corpo através de ondas sonoras inaudíveis ao ouvido humano; mas com informações adicionais importantes para a avaliação do sistema vascular.
Com Doppler colorido, ferramenta adicionada ao ultrassom convencional, torna-se possível ver o fluxo(sangue) dentro do vaso, permitindo identificar características específicas, como a velocidade e direção do fluxo sanguíneo. Estas informações são extremamente importantes para mostrar com precisão obstruções, estenoses, dilatações, entre outras.
É um método não invasivo, não usa radiação, indolor e pode ser repetido quantas vezes for necessário.
Inicialmente foi utilizado somente para avaliação diagnóstica, mas com o avanço tecnológico dos aparelhos e maior experiência dos especialistas com o método, se tornou ferramenta inseparável no tratamento de algumas patologias. Sua ampla aplicabilidade engloba tratamentos venosos e arteriais, como cirurgia de varizes a Laser, varizes com microespuma, injeção de trombina para pseudo-aneurismas e cada vez mais utilizadas no acompanhamento intra-operatório e pós operatório de doenças arteriais.